O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje que está a tomar medidas de vigilância e prevenção para evitar o aparecimento de casos de gripe suína no país.
De acordo com a directora-geral da Saúde, Jaqueline Pereira, na segunda-feira, a equipa de intervenção rápida do Ministério reuniu-se com representantes do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, para canalizar as informações disponíveis sobre o vírus.
Jaqueline Pereira disse ainda que desse encontro saíram recomendações para a informação e formação da população, a vigilância dos sintomas sugestivos da gripe e de pneumonia graves, bem como o reforço do controlo nas fronteiras.
As autoridades sanitárias cabo-verdianas aconselham os passageiros que tenham como destino países onde há pessoas infectadas com a gripe suína a "tomar as providências que estão sendo orientadas, nesse momento, por esses países".
O Ministério da Saúde alertou ainda que os passageiros, de regresso a Cabo Verde, devem procurar assistência médica em caso de aparecimento de sintomas de gripe e febre.
A doença manifesta-se através de sintomas típicos de uma gripe, febre, mal-estar, tosse, falta de ar, mas de uma forma muito mais intensa, explicou Jaqueline Pereira, alertando que "é uma gripe que evolui rapidamente para pneumonia grave e pode levar à morte".
“Em Cabo Verde não temos ainda nenhum caso suspeito, mas temos ‘stocks’ de medicamentos que podemos disponibilizar em caso de necessidade”, frisou a directora-geral da Saúde.
SAPO CV/Lusa
Boa!! ... Estamos todos bem mais tranquilos! ;-)
Sem comentários:
Enviar um comentário